Relatos de um Ginete II

CONQUISTA VEIO D`ÁGUA (FAISÃO em JA TABUADA)


No dezembro passado, durante a Credenciadora da Capital Farroupilha, mui gentilmente, Luiz Martins Bastos Neto visitou a cabanha. Dando um vistaço em algumas éguas que estavam “nas casas” viu as duas primeiras éguas trazidas do Chile, éguas riograndenses, éguas argentinas, entre outras. Estavam lá duas éguas picaças e outras gateadas filhas do Faisão. Para esse gaúcho profundamente conhecedor dos bons crioulos uma égua prestes a parir chamou-lhe a atenção como das mais interessantes éguas vistadas.
Ah!! Que coincidência do destino ! Ficou ele surpreso quando revelamos que a égua chamava-se Conquista do Veio D’Água, filha de Faisão de São Bibiano, e estava por parir de Jurado da Tradição, um cavalo de sua criação. Daí para frente foram só sorrisos e comentários sobre o futuro da cria e, claro, dessa bela égua.
Conquista do Veio D’Água pariu uma semana depois dessa agradável visita. Um potrilho baio (Hermano do Veio D’Água) que para mim é o melhor desta geração.
Já desmamado o potrilho e apartada de volta à cabanha lhes digo: É mansa e buena e se o patrão concordar na próxima temporada estarei montado nela nas pistas do Freio de Ouro.


Final de tarde frio, roda de mate e prosa com os amigos nos campos do Veio D’Água.

Ariosto Camboin