Um bom Pai de cabanha !

Há muito se fala da importância de um bom "Pai de cabanha" . Fala-se que é condição essencial que seja um animal provado, que tenha mostrado sua aptidão funcional e que tenha confirmado através de sua descendência a fixação de características desejáveis como aprumos, temperamento, habilidade, instinto vaqueiro, vivacidade e assim por diante...

Mais recentemente, e principalmente entre povos de cultura equestre consolidada, as mães são consideradas de extrema importância, e as vezes, mais valorizadas que o Pai.

Nesses breves comentários, sem adentrar no mérito( nos atreveremos a falar de " las madres" mais adiante) de quem é mais importante, focaremos no Pai por um singelo motivo: um Pai normalmente em uma cabanha deixa de 20 a 100 filhos por ano. Uma mãe, nas atuais regras do crioulo, no máximo dois. ( e para isso tem que estar autorizada em face de suas premiações em Freio e Morfologia Expointer)

É sabido que um indivíduo tem uma composição genética (gens) herdados 50% de cada um dos pais, entretanto, algumas características apresentam maior herdabilidade e as combinações genéticas podem alterar características morfológicas ou ligadas a função criando indivíduos com aspectos melhores ou piores que seus antecedentes.

Se partirmos de uma avaliação individual teremos boas chances de obtermos na descedência parte dessas características, no entanto, a maior ou menor capacidade de um "Pai de cabanha" de fixar suas boas características, inclusive as boas e más não aparentes é que determinará o futuro desse indivíduo como Pai.

O que estamos dizendo é que um grande "Pai de cabanha" não pode, matematicamente, ter menos do que 10 anos. Explico: necessitará de pelos menos 3 a 4 anos para demonstrar a plenitude de morfologia, mais 2 a 3 anos para demonstrar suas aptidões funcionais e pelo menos duas gerações de filhos já com 5 anos , com éguas de diversos sangues, para podermos ter a certeza de que fixa características desejáveis ou que, pelo menos, em sua grande maioria, os filhos sejam melhores que as mães.

Em resumo: Ser criador e fazer um grande "Pai de cabanha" é tarefa árdua e longa.

Escolher um desses até pode parecer fácil, o difícil é encontrar quem esteja disposto a cedê-lo !

Nós do Veio D´Água temos bastante clareza nos valores que nos interessam no que diz respeito a um "Pai de cabanha": docilidade, habilidade, vontade para o trabalho, correção morfológica ( aprumos, angulações corretas, linha de cima, frente leve e selo racial)...

Escolhemos nosso primeiro Pai de cabanha partindo de tais valores e hoje, tendo sua primeira geração completado 5 anos podemos afirmar: Se procurássemos hoje o primeiro " Pai de cabanha" seria ele mesmo, o Faisão !