Relatos de um Ginete III

Nos tempos da Revolução...

Nos tempos da Revolução Farroupilha eram muitos os que estavam em guerra. Homens gaúchos e campeiros que iam de um lado para o outro a cavalo. Viagens de dias no lombo dos cavalos. Chegavam às estâncias, províncias e vilarejos com seus cavalos cansados, exaustos, trocavam então pelos descansados e bem tratados para seguirem em frente. Assim era a rotina e valiam mais os cavalos que mais resistiam.
Ah !!!! Se naquele tempo a família Goulart já estivesse criando cavalos, com certeza os campos do Veio d’Água seriam o melhor lugar para esta troca de cavalos. E lhes garanto pelo tempo que estou aqui, não tinha visto um vigor tão grande como o desses animais.
A vivacidade Faisão não tem fim e seria mais uma arma de guerra para aqueles tempos. Seus filhos e filhas são de uma aptidão inteiramente contagiante para o trabalho, que quanto mais os monto " más me gusta" montá-los.
Sorte a nossa que hoje podemos montá-los em uma guerra sadia e competitiva chamada Freio de Ouro que agrada do peão ao patrão.

Tarde de sol lindo e frio ameno

Abraços
Ariosto Camboim